Em pleno ano pré-eleitoral, o senador mineiro e candidato à presidência do PSDB, Aécio Neves, quer levar ao Senado proposta que acaba com a reeleição e amplia os mandatos de presidentes, governadores e prefeitos para cinco anos.
A nova regra defendida pelo senador Aécio Neves, se aprovada, deve valer já para os vencedores das eleições de 2014, impondo ajustes aos mandatos atuais de senadores e deputados, ampliando-os para forçar a coincidência nas eleições seguintes e fixando-os nos mesmos cinco anos estabelecidos para Presidente da República.
Aécio Neves, PSDB ainda matura o projeto, mas não esconde a convicção de que os quatro anos previstos na legislação vigente são insuficientes para uma gestão minimamente eficiente de um País ou Estado. Seis anos depois, o provável candidato do PSDB as eleições de 2014 à presidência e virtual comandante do partido – será eleito presidente nacional da legenda no dia 19 de maio – sente-se com o espaço necessário para liderar o movimento no PSDB e no Parlamento.
Assim como a ex-ministra Marina Silva, o PSDB de Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso identificou uma insatisfação do eleitorado com o perfil do político disposto a se manter no cargo a qualquer custo.